Parceiros

Parceiros
Mercevolks

Publicidade

Parceiros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publicidade

Brasil: Incerteza volta assustar brasileiros com queda de 6,5 pontos na economia

 Resultado de imagem para economia brasileira

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) recuou 6,5 pontos na passagem de junho para julho, alcançando 136 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado recupera apenas parte da alta de 23,7 pontos acumulada nos dois meses anteriores. Segundo a FGV, a queda no indicador em julho tem como explicação um efeito estatístico e uma acomodação da incerteza política, embora paire desconfiança sobre o ambiente econômico.

"O fator estatístico está relacionado ao fato de o indicador ter alcançado um nível atipicamente elevado em junho (142,5 pontos). Com relação à incerteza política, após a abrupta alta em decorrência dos acontecimentos de 17 de maio, a chance de alguma acomodação era grande. Por fim, a variação positiva do IIE-Br Expectativa mostra um aumento da dispersão entre as previsões de especialistas para os principais indicadores econômicos brasileiros, o que, em tese, seria preocupante. É provável, no entanto, que este seja apenas um soluço causado pelo aumento do PIS/Cofins dos combustíveis", avaliou o economista Pedro Costa Ferreira, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Em 17 de maio foi divulgada a notícia sobre a gravação de uma conversa entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista, um dos sócios do grupo de proteína animal JBS, que agravou a turbulência política no País.

O IIE-Br passou a integrar o calendário de divulgações de indicadores econômicos do Ibre/FGV no fim de 2016. O índice mensal é composto por três componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais a frequência de notícias com menção à incerteza; o IIE-BrExpectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA; e o IIE-Br Mercado, baseado na volatilidade do mercado financeiro.

Em julho, a queda do IIE-Br deveu-se unicamente ao componente Mídia, com redução de 11,5 pontos no mês e contribuição de -10,2 pontos para o recuo do índice. O IIE-Br Expectativa aumentou 12,9 pontos, contribuindo com 3,3 pontos para o crescimento do indicador agregado de incerteza. Já o IIE-Br Mercado aumentou 3,4 pontos, o equivalente a um impacto de 0,4 ponto no IIE-Br.

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia Brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de referência.

Por (Daniela Amorim)Estado de Minas

Publicidade

patrocínios

patrocínios

Publicidade

Postagens mais visitadas deste blog

Tragédia na BR-116 trecho de Cândido Sales a Divisa Alegre nesta manhã de terça-feira

Jovem morre eletrocutada em Cândido Sales.

Urgente: Jovem morre afogado no Porto de Santa cruz em Cândido Sales

Cândido Sales: Mulher encontra envelope com oito mil é devolve ao seu dono.