Parceiros

Parceiros
Mercevolks

Parceiros

Educação indo ao Regresso: Professores brasileiros ganham apenas 39% da média dos países desenvolvidos

Professores brasileiros ganham apenas 39% da média dos países desenvolvidos

O professor brasileiro ganha, em média, 39% do que é pago para os mesmos profissionais nos países desenvolvidos, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Considerando o piso salarial nacional de 2014, o mínimo que um docente brasileiro dos anos iniciais receberia seria o equivalente a cerca de 12.200 dólares por ano. Em média, nos países da OCDE, o salário inicial de um docente do mesmo nível é de cerca de 31 mil dólares.
Países como Suíça, Alemanha e Luxemburgo possuem salários iniciais superiores a 45 mil dólares por ano. Segundo a OCDE, a maioria dos dados educacionais é referente ao ano de 2014 e os dados financeiros são relativos a 2013. Em 2016, o salário base nacional passou para R$ 2.135,64.
Entretanto, diversos sindicatos e entidades de classe questionam a aplicação, apontando que ele não é cumprido em todos os estados.
Na educação superior, considerando o salário pago pelas instituições federais, “o salário médio anual dos docentes em 2014 variou de 27 mil dólares na Eslováquia até 133 mil dólares em Luxemburgo. No Brasil, o salário médio anual dos docentes trabalhando em IES federais foi de 41 mil dólares”



Por Jornal Folha de Condeúba
Post: Renato Abreu

patrocínios

patrocínios