Parceiros

Parceiros
Mercevolks

Parceiros

Vitória da Conquista terá bilhete único, anuncia prefeitura

Um novo processo licitatório foi concluído em abril, com duas empresas vencedoras.


A prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, anunciou que a cidade terá o bilhete único ainda este ano. Esta foi a grande novidade em meio a outras melhorias que as empresas irão providenciar para a frota, segundo a prefeitura.
Um novo processo licitatório foi concluído em abril, com duas empresas vencedoras. A frota atualmente tem 152 ônibus coletivos para atender cerca de 12 milhões de usuários. "Agora, estamos numa nova fase, que é dar outro salto de qualidade no sistema de transporte. Esse é um dos maiores desafios de todos os governos hoje, em nível nacional", diz o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, falando sobre a licitação.
O novo sistema de transporte coletivo está previsto para entrar em vigor nos próximos meses. O contrato com as empresas concessionárias será assinado a partir de 15 de julho. A partir dessa data, existe um prazo de 90 dias para as empresas implantarem as melhorias que se comprometeram a fazer.
As melhorias incluem o aumento total de número de ônibus - passará a 160. As empresas também terão que renovar suas frotas, para baixar a média de idade dos veículos para 3 a 4 anos de uso. Da frota, 50 serão adaptados a pessoas com deficiência - destes, 30 deverão ser veículos zero quilômetro. A lista de melhorias inclui ainda que 10% dos ônibus devem receber um degrau extra na porta de entrada, para facilitar o acesso. Todas os ônibus devem ter câmeras internas de monitoramento e encostos acolchoados.
Dois novos postos de venda de passagens serão implantados na cidade, um na zona oeste e outro na zona leste. O usuário também poderá comprar passagens via internet, usando cartões eletrônicos.
Bilhete Único
O bilhete único, que permite ao usuário fazer mais de uma viagem com somente uma passagem, dentro de um determinado espaço de tempo, desde que os trajetos sejam no mesmo sentido. Quando a novidade estiver funcionando, isso poderá ser feito em qualquer ponto da cidade. A previsão é que o bilhete único comece a funcionar cerca de 60 dias depois dos 90 dias iniciais de prazo para outras mudanças.
"Esse tempo se justifica para que se possam fazer as adaptações necessárias em todos os sistemas eletrônicos. Assim, será possível começar o novo sistema sem nenhum tipo de problema", diz Sellmann.
A prefeitura ainda planeja reconstruir totalmente o terminal de ônibus da avenida Lauro de Freitas. A obra ainda está em fase de concepção. Os novos abrigos serão construídos para abranger os ônibus, além dos passageiros. Também haverá no local um módulo administrativo e um conjunto de sanitários. O futuro terminal deve ter capacidade para receber 30% a mais de movimento do que o atual.


por :correio24horas.com.br

patrocínios

patrocínios