Parceiros

Parceiros
Mercevolks

Parceiros

'Não haverá horário de verão na BA nos próximos 2 anos', diz governador



governador da Bahia Jaques Wagner (Foto: Lílian Marques/ G1)O governador Jaques Wagner afirmou ao G1na manhã desta quinta-feira (11), na Governadoria do Estado, em Salvador, que não haverá mais horário de verão na Bahia nos próximos dois anos. No domingo (7), o governador chegou a anunciar a a adesão do estado ao horário de verão. Na manhã desta quinta, foi feito o anúncio de cancelamento do horário de verão na Bahia.

"No ano passado tomei a decisão em função de manter a sintonia de horário com Brasília. Na ouvidoria [do governo], nos últimos 11 meses, tivemos 20 mil reclamações contra o horário de verão. É um volume grande. Fui a campo e fizemos uma pesquisa que revelou que 75% da população rejeita o horário de verão. Tomei a decisão porque a população é contra", disse.
Jaques Wagner informou que na quarta-feira (10) recebeu um grupo de representantes de vários sindicatos trabalhistas pedindo que a adesão do estado ao horário de verão fosse cancelada. Segundo o governdaor, a pressão da área empresarial para que houvesse a mudança de horário na Bahia sempre foi muito grande.

  
Sobre o fato do anúncio ter sido feito em período eleitoral, no qual o candidato Nelson Pelegrino, do PT, disputa a prefeitura de Salvador com o ACM Neto, do DEM, Jaques Wagner alegou que a decisão de cancelar o horário de verão não tem relação com nenhuma medida eleitoreira por parte do PT. "Acho isso uma bobagem. A decisão é do governador, não acho que isso possa interferir no processo eleitoral municipal", concluiu.

Em 2011, o estado adiantou em uma hora o relógio depois de oito anos sem participar do horário de verão. Segundo o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a Bahia economizou 105 megawatts em 2011, o que corresponde a 4,2% de toda a energia elétrica que seria consumida neste período.

patrocínios

patrocínios